390_01042007175643.jpg

Os Cursos Livres, são assim chamados, por serem desvinculados do sistema regular de ensino, ou seja, não precisam de regulamentação da Diretoria de Ensino para funcionar.

Diferentes dos cursos regulares (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ensino superior, pós-graduação etc.), os cursos livres se caracterizam também por serem cursos de frequência aberta, a todas as idades, em várias modalidades e nem sempre estão sujeitos a um controle de frequência.

Há muitos anos atrás, descobrimos a necessidade destes cursos para complementar a jornada estudantil de nossos alunos, também chamados de atividades extra curriculares.

Inicialmente chamado de PEDES, que significa Projeto de Escolas Desportivas, que tem por ideal, proporcionar a alunos de nosso colégio e também a alunos de outras escolas, principalmente estaduais, a pratica de todas as atividades extra curriculares oferecidas em nosso colégio, promovendo a integração social e esportiva dos adolescentes assim como a eliminação do preconceito existente entre as classes sociais. O PEDES esteve ausente por um tempo para uma reestruturaçao e voltou a funcionar a partir de janeiro de 2007.
390_01042007175910.jpg
Começamos com algumas modadlidades esportivas, como a natação, a hidroginástica, e o karatê. Com o tempo, essas atividades foram abertas ao público em geral tendo uma grande aceitação, com a participação de pais e parentes dos alunos do colégio, amigos e moradores de Suzano, como um todo. Ao longo dos anos,  fomos implementando outras atividades e encerrando algumas, tudo sempre para atender o interesse dos nossos alunos e parceiros.
390_1882006174614.jpg
Outras atividades que já tivemos foram: a capoeira, judô, ginástica olímpica, balé, dança, xadrez,  futsal, tênis de quadra, tênis de mesa, basquetebol, handbol, voleibol, condicionamento físico, ginástica e até curso de mergulho livre e autônomo. Na área não esportiva já tivemos também cursos de: Teatro Amador e Teatro Profissionalizante,  informática, pintura, desenho, violão, teclado, primeiros socorros e prevenção de incêndios.
390_01042007174535.jpg
Hoje mantemos os cursos livres de: Natação, Hidroginástica, Judô, Futsal, Basquetebol, Voleibol, Handbol, Musculação, Pintura, Música (todos os instrumentos), Desenho, Escultura, Teatro, Ginástica Rítmica, Dança (salão, ballet, moderna, etc.).
Todos os anos, é verificado junto a comunidade escolar, quais atividades são mais interessantes para serem incluidas, assim anualmente, algumas atividades são incluidas e outras excluidas.