A consciência de ser um cidadão e a preparação para o vestibular são fatores que marcam a filosofia do Colégio Suzano no Ensino Médio. Preocupados com a formação pessoal e profissional de nossoa alunos, acompanhamos de perto os estudantes nesta importante fase de suas vidas.

O processo de Educação no Ensino Médio é uma importante fase na vida do estudante. Próximos a escolha do caminho profissional, em plena adolescência, os estudantes necessitam de apoio e orientação - um direcionamento voltado à escolha profissional e a consciência crítica.  Parte deste momento de descobertas está no fato da participação eminente dos estudantes nas provas de vestibular e, consequentemente, terem que decidir que rumo darão à sua vida. Porém, para o Colégio Suzano, o vestibular não é o único fim dos trabalhos desenvolvidos neste período. é necessária uma noção do que o aluno deseja e do que ele pode esperar da sua participação na sociedade, como cidadão.

No segundo semestre de 2010, inicia-se a implantação das "SALAS AMBIENTE", um verdadeiro desafio mas com excelentes resultados. A sala ambiente é o verdadeiro passo para uma escola atual onde os alunos e professores tem prazer no aprendizado. Consiste fundamentalmente em transformar a sala de aula tradicional em uma sala específica da disciplina. Teremos salas exclusivas para a disciplina de matemática, lingua portugesa, lingua inglesa e espanhola, sala de geografia, história, artes, laboratório de química e biologia, e todas as outras necessárias. Estas salas estão equipadas com toda a estrutura necessária a cada disciplina, lingua portuguesa com material de pesquisa, livros, revistas, jornais, editores de texto, assim como matemática que vai do simples ábaco e material dourado ao computador. Geografia com todos os mapas necessários, globo, maquetes, Artes com mesas para atividades manuais, cavaletes para pintura, tanque para limpeza de material etc.

Além dessa estrutura, todas as salas estão equipadas com computadores, armários, telas para projeção, além de contarem com equipamentos de áudio e vídeo e projetor intinerante. Nesse projeto de modernização, os computadores estarão interligados e conectados à internet através de wireless onde pesquisas podem ser feitas em tempo real, além da conectividade do professor com o site do colégio em tempo integral. Nesse sistema de Sala Ambiente, os alunos é que trocam de sala ao soar o sinal de termino das aulas, tendo dois minutos para essa troca, e o professor já está na sala aguardando a nova turma. Para um melhor aproveitamento das aulas, dentro das possibilidades colocamos estratégicamente as aulas em "dobradinha" ou seja, duas aulas uma seguida da outra.